Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Brincar é muito bom!!!!

Nesta semana das crianças, desejo de coração que ela não seja encantada só nesta semana, mas sim:
TODOS OS DIAS!!!!

Há alguns dias quando li este post...
...confesso que fiquei com um “nó” na garganta, deu vontade de chorar!!!
Senti um misto de alegria, saudades e tristeza...
Os tempos são outros, a pureza e a simplicidade parecem não serem mais as principais características da criançada desta geração atual!!!
Onde estão? Onde foram parar?
É impossível comparar o que lhes é acessível atualmente com o que NÃO tivemos em nossa geração passada. Tecnologias, brinquedos super elaborados que não precisam esforços e em apenas um apertar de botão, tudo acontece... aulas de música, de inglês, disso ou daquilo.
Muitos pais acabam preenchendo os dias, as horas e segundos de seus filhos com atividades extras, para que no futuro sejam alguém que não tenham dificuldades de vencer na vida. Mas a questão é:
- Será que precisam de tudo isso?
Será que eles não precisam do que nós NÃO tivemos em nossa infância?
Criança precisa brincar, brincar e brincar. Precisa resgatar a pureza do “SER CRIANÇA” e principalmente viver no mundo da mais linda fantasia!!!!
Como o texto que li, diz, vamos mostrar aos nossos filhos até os sete anos pelo menos, este mundo encantado, mágico. Um mundo onde ele possa construir sua identidade e segurança emocional, sonhando, experimentando, CRIANDO!!!!!
Sabe o que é melhor ainda?
Vamos NOS convidar para entrar um pouco nesse mundo deles, vamos inspirá-los neste sonho e por que não sugerir e participar daquelas brincadeiras da nossa infância, que não envolviam dinheiro e sim a nossa mais inocente imaginação?
Vou postar algumas delas e quem nos visitar conta algumas que conhece, que tal?
  • Amarelinha
  • Passa anel
  • Esconde esconde (a preferida aqui de casa em dias de chuva)
  • Estátua
  • Frio/quente
  • Pular corda
  • Cantigas de roda
  • Cabra cega
  • Morto/vivo
  • Galinha bota o ovo.
  • Telefone sem fio
  • Vendar os olhos e colocar o rabo no burro
  • Rolem com seus filhos na cama, fazendo cosquinha e brincadeiras que façam rir
  • Se as meninas querem se maquiar, invertam os papéis, deixem elas maquiarem a mamãe, arrumar seu cabelo, pintar suas unhas, escolherem a sua roupa, etc...Depois sai tudo com água, sabão, acetona, rsrsrsrs
  • Criar fantasias com folhas de jornais
  • Tomar um banho de chuva e brincar de pega-pega (a preferida de quando eu era criança, com meu irmão mais velho e o nosso pai)
  • Ou simplesmente dancem juntos ao som de uma música legal.
  • Se a criança já estiver dormindo sozinha em seu quarto, estabeleça com ela o direito de dormir uma noite na semana ou em um dia especial, com os pais, ela vai amar.
  • Deixe-os calçarem sapatos, tênis de adultos.
  • Cabaninhas de lençol na sala, com colchão e com direito a dormir uma noite por lá, antes de ouvirem uma história que papai e mamãe tenham inventado, sem esquecer de levar uma lanterna e horas antes dele dormir fazer um piquenique nela.
  • Na Páscoa armem uma barraca, decorem como se fosse uma toca, espalhem pegadinhas pelo chão com guache e guarde os ovos de chocolate lá dentro e imaginem a surpresa dos pequenos ao acordarem?
  • Na praia catem conchinhas juntos e criem algo interessante com elas.
  • Deixem ele(a) dormir na casa de um amiguinho com direito a festa do pijama.
  • Assistam um filme inteirinho com eles, bem agarradinhos e comam muita pipoca.
  • Construam um brinquedo com material reciclável, eles adoram e dão mais valor que os caros e prontos. Também vale uma fantasia de materiais reciclados. A natureza agradece e o bolso também.
  • Façam barquinhos de papel colorido e coloque-os na banheira com água e depois promovam a corrida de barquinhos assoprando-os muito.
  • Brincar com as sombras.
Mais idéias?
Não esqueçam de passar uns dias no campo, ou acampem para que a molecada sinta a delícia da liberdade de correrem soltos por aí ou até de medo de que um boi venha atrás deles (rsrsrsrs) e descalças, de preferência, com direito a espinhos nos pés.
Que vivam a simplicidade de comer uma cenoura sem lavar, com gostinho de terra, tirada da horta por ela mesma ou pegar uma folha de alface e colocar açúcar por cima, dobrar e degustar... fora a alegria de subir em árvores e colher uma maçã silvestre do galho e saborear cada pedacinho ou tirar florzinhas do campo popularmente chamadas de azedinhas e comer. Um lanche completo!! Rsrsrs.
E, ainda, tomar um gostoso banho de mangueira, no balde, no tanque ou cachoeira e gritar muito de alegria!!!! 
Para um “grand finale”: encontrar aquelas flores que ao assoprarmos se desmancha e o vento leva. 
Aiaiaiaiai, tudo isso foi um pouquinho da minha infância... garanto que será maravilhoso!!!

Para mais inspirações, não deixem de ler o post da Camila sobre brincadeiras em casa.
O post da Lulu sobre bolinhas de sabão e o da Rô onde tudo vira brincadeira.
Se as ideias faltarem, não se preocupe, seu filho tem de sobra, deixe-o brincar sozinho em seu mundinho, ele precisa muito disto sabia?
 Depois de tanta diversão, o mais importante é nunca esquecer de dizer EU TE AMO!!!!  
Ah, e registrem estes momentos numa linda fotografia.
  Deu para ver que eu me empolguei, vou parar por aqui, senão o post que já está gigante, fica maior ainda.
Desejo alegria para todos e que no dia das crianças vocês lembrem da frase do livro do Pequeno Príncipe:
...“ Infelizmente os adultos esquecem facilmente que um dia foram crianças. Que bom seria se deixassem renascer a criança que está adormecida dentro deles.”
É só lembrar da felicidade que viveram e contar para seus filhos!!!!
Boa diversão!!!
Beijocassssssssssssss

4 comentários:

Tati disse...

Carlinha é isso mesmo brincar, brincar e brincar...pena que nem sempre dá para acompanhar o ritmo deles, né? AH! esse mundo adulto cheio de compromissos e correrias.
bom mesmo é curtir tudo que dá, aproveitar cada minutinho e aprender a ser feliz com eles!
bjs, bjs

Daya disse...

Brincar é bom demais mesmooooo!!! Queria muito me lembrar como se brincar de "pular elástico", lembro que brinquei somente uma vez na infância, pq não era costume na minha cidade, mas me lembro tb que adorei e queria muito brincar com a Maya,alguém lembra?????
bjks

Dani Brito disse...

Carlinha, que post delicioso!!!

Brincar é maravilhoso e faz cócegas na alma. Adorava brincar de "carimba" e "sete pecados" na rua, descalça. Dançar brincando também é muito bom!!!

Daya, eu sou mestre no elástico. Vamos brincar com as meninas??? :)

Carla disse...

huuuuuuuuuuuuuuuhuuuuuu, adorei.
beijos meninasssssssss