Gente, pegar a cria e levar pra cozinha pra fazer uma comidinha junto é sempre muito bom! Além da bagunça danada que vai acontecer, a diversão é certa. Opção boa para aqueles dias de tédio, de chuva ou simplesmente para fazer um programinha diferente com os pequenos. O troço é tão bom que não é à toa que muitas escolas inseriram na sua programação aula/momentos de culinária. Então, em comemoração ao dia das crianças que estamos fazendo aqui no blog, hoje eu vou sugerir algumas receitinhas para fazer com elas e também algumas comidinhas pra fazer para elas, para o caso daquelas crianças que tem mais dificuldades de comer legumes e afins ou, simplesmente, pra variar o cardápio. Observando-se que a segurança infantil na cozinha nunca pode ser esquecida, tal como não deixar a criança perto do fogão/forno, facas e tesouras, evitar que mecha com utensílios quebráveis, como vidro e porcelana, etc.
Com todos os cuidados devidamente observados, let’s fun!!!!!!
Na época em que a salsicha nada saudável reinava quase que absoluta aqui em casa, perambulando pela net vi uma ideia muito bacana que resolvi por em prática e fez o maior sucesso, porque vamos combinar que salsicha com macarrão é quase que unanimidade entre os pequenos:
Maya amou a invenção!!!! Muito fácil de fazer, é só espetar o espaguete na salsicha antes de colocar pra cozinhar e tchan, tchan, tchan: a mágica está feita.
Confesso que hoje em dia esse prato não é mais feito por aqui, justamente porque a salsicha não tem uma nutrição exemplar, mas teve uma fase gastronômica da Maya em que ela só queria comer a dita cuja!!!!!! Então fica a dica divertida.
Eu, formigona que sou, amo a culinária doce e por isso toda vez que vou fazer um bolo carrego minha filhota comigo. Hoje em dia nem preciso chamá-la, é só ela notar o movimento na cozinha que já chega com a maior vontade de quebrar os ovos!!!!!!
O bolinho campeão dos “Fayas”(nota explicativa: Daya, Maya e o Fábio virou, “obrigatoriamente” Faya, daí que somos os “Fayas”) é o de cenoura, que, modéstia a parte, sempre fica molhadinho e fofíssimo! A receita é simplérrima, anota aí:
Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 ½ de cenoura ralada, 3 colheres (chá) de fermento químico. Para a cobertura: 1 lata de creme de leite, 1 xícara de chocolate em pó (tente evitar o achocolatado, pra não ficar muito doce), 1 colher (sopa) de margarina. 1 xícara de açúcar.
Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Bata a cenoura e o óleo no liquidificador e reserve. Em outra vasilha bata as gemas e o açúcar até formar um creme denso e esbranquiçado (o segredo é bater muito nessa parte, é o que deixa o bolo fofinho), acrescente a cenoura e o óleo batidos, depois o trigo, incorpore com carinho a clara em neve e o fermento. Mais uma dica: na hora que for juntar o trigo, bata somente o suficiente pra incorporá-lo a massa, porque se bater demais o bolo não fica fofinho. Colocar em forma untada e levar ao forno pré-aquecido (180 C) por mais ou menos 40 minutos.
Para a cobertura é só juntar todos os ingredientes, levar ao fogo mexendo sempre e depois de levantar fervura retirar em mais ou menos 10 minutos. Colocar imediatamente em cima do bolo, porque depois ela endurece. Prontinho.
Como por aqui a menina não é muito de comer vegetais e frutas em geral, salvo cenoura e maçã in natura, sempre dou um jeito de inseri-los integrados nos pratos que sirvo, ou na massa, ou bem picadinhos no arroz, feijão e por aí vai.
Pra quem não sabe, a Maya é fissurada por rosa (que menina não é?) e nada melhor do que um arroz super hiper mega rosa pra fazê-la comer beterraba, sente só:
Pra fazer é fácil, basta juntar a uma xícara de arroz uma beterraba média ralada, antes do cozimento. Pra valorizar o sabor, eu costumo dar uma fritadinha no arroz junto com alho picado, hum!!!! Faço também isso com brócolis beeem picado, espinafre, cenoura, milho, etc. Mas o mais legal da beterraba é a cor que deixa no nosso coringa branquinho de todo dia.
Pra finalizar o assunto beterraba, já fiz o bolo aí de cima substituindo a cenoura por beterraba, imaginando que sairia do forno um bolo rosa (que meigo!), maaaasssss...que nada, a beterraba, quando vai ao forno perde a sua cor, que decepção :( .
Gente, mudando de saco pra mala, vocês já viram nuggets saudável? Sim, porque o nuggets industrializado nada mais é do que uma massaroca de pele, osso e bico de frango moído e temperado, cheio de conservantes (urgth!). Achei a receita lá no blog Cozinha da Magali , dá uma conferida:
Fiz essa receita aqui em casa e foi o maior sucesso. Mudei algumas coisas no tempero (alho amassado, 1 colher de molho inglês, um pouco mais de sal), é que gostamos de comida bem temperada por aqui, mas a base da receita é essa e o frango fica bem macio e suculento.
Outra dica quente é o livro “Cozinhar é Divertido!”, da Annabel Karmel, que ensina as crianças a se alimentarem de forma saudável e a cozinharem com a gente. Traz dicas também de cultivo de alguns alimentos em casa, que também é outra diversão pra garotada. Dá uma espiadela aqui .
Bom, receita é o que não falta pra fazer com e para elas (e pra gente também, hehehe), daria uma infinidade de post, por isso com certeza voltaremos a esse assunto mais vezes, mas pra finalizar quero mostrar pra vocês a forma japa de arrumar uma lancheira. Olhem, pasmem, babem, e inspirem-se:
Curious, Funny Photos / Pictures |
Curious, Funny Photos / Pictures |
Curious, Funny Photos / Pictures |
Curious, Funny Photos / Pictures |
Curious, Funny Photos / Pictures |
Bjks,
5 comentários:
Que coisa mais linda este post, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Achei mega legal a ideia do macarrão com salsicha, Gab vai amar!!!
Beijos Daya.
Que delícia este post.
Daya, amei as dicas e receitinhas...mas a carinha da pitoca é o melhor de tudo, amei!mas me deu uma fomeeeeeeeeeeeeeeee.
bjs, bjs
Muito legal!! Que idéia essa do macarrão com salsicha!!
Palmassssssss!
Adorei tudo!!! Tb faço arroz colorido por aqui. E é sempre assim: o arroz da Barbie (rosa), o do Shrek verdão, o laranja do Sr. Coelho e por aí, vai...
E essas lancheiras dos japas, hein? ô povo arretado!
Postar um comentário