Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

sábado, 2 de outubro de 2010

Cozinhar com e para as crianças é sempre muito bom (e às vezes requer criatividade!!!)

Gente, pegar a cria e levar pra cozinha pra fazer uma comidinha junto é sempre muito bom! Além da bagunça danada que vai acontecer, a diversão é certa. Opção boa para aqueles dias de tédio, de chuva ou simplesmente para fazer um programinha diferente com os pequenos. O troço é tão bom que não é à toa que muitas escolas inseriram na sua programação aula/momentos de culinária. Então, em comemoração ao dia das crianças que estamos fazendo aqui no blog, hoje eu vou sugerir algumas receitinhas para fazer com elas e também algumas comidinhas pra fazer para elas, para o caso daquelas crianças que tem mais dificuldades de comer legumes e afins ou, simplesmente, pra variar o cardápio. Observando-se que a segurança infantil na cozinha nunca pode ser esquecida, tal como não deixar a criança perto do fogão/forno, facas e tesouras, evitar que mecha com utensílios quebráveis, como vidro e porcelana, etc.

Com todos os cuidados devidamente observados, let’s fun!!!!!!

Na época em que a salsicha nada saudável  reinava quase que absoluta aqui em casa, perambulando pela net vi uma ideia muito bacana que resolvi por em prática e fez o maior sucesso, porque vamos combinar que salsicha com macarrão é quase que unanimidade entre os pequenos:



Maya amou a invenção!!!! Muito fácil de fazer, é só espetar o espaguete na salsicha antes de colocar pra cozinhar e tchan, tchan, tchan: a mágica está feita.

Confesso que hoje em dia esse prato não é mais feito por aqui, justamente porque a salsicha não tem uma nutrição exemplar, mas teve uma fase gastronômica da Maya em que ela só queria comer a dita cuja!!!!!! Então fica a dica divertida.

Eu, formigona que sou, amo a culinária doce e por isso toda vez que vou fazer um bolo carrego minha filhota comigo. Hoje em dia nem preciso chamá-la, é só ela notar o movimento na cozinha que já chega com a maior vontade de quebrar os ovos!!!!!!

O bolinho campeão dos “Fayas”(nota explicativa: Daya, Maya e o Fábio virou, “obrigatoriamente” Faya, daí que somos os “Fayas”) é o de cenoura, que, modéstia a parte, sempre fica molhadinho e fofíssimo! A receita é simplérrima, anota aí:

Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 ½ de cenoura ralada, 3 colheres (chá) de fermento químico. Para a cobertura: 1 lata de creme de leite, 1 xícara de chocolate em pó (tente evitar o achocolatado, pra não ficar muito doce), 1 colher (sopa) de margarina. 1 xícara de açúcar.

Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Bata a cenoura e o óleo no liquidificador e reserve. Em outra vasilha bata as gemas e o açúcar até formar um creme denso e esbranquiçado (o segredo é bater muito nessa parte, é o que deixa o bolo fofinho), acrescente a cenoura e o óleo batidos, depois o trigo, incorpore com carinho a clara em neve e o fermento. Mais uma dica: na hora que for juntar o trigo, bata somente o suficiente pra incorporá-lo a massa, porque se bater demais o bolo não fica fofinho. Colocar em forma untada e levar ao forno pré-aquecido (180 C) por mais ou menos 40 minutos.
Para a cobertura é só juntar todos os ingredientes, levar ao fogo mexendo sempre e depois de levantar fervura retirar em mais ou menos 10 minutos. Colocar imediatamente em cima do bolo, porque depois ela endurece. Prontinho.










Como por aqui a menina não é muito de comer vegetais e frutas em geral, salvo cenoura e maçã in natura, sempre dou um jeito de inseri-los integrados nos pratos que sirvo, ou na massa, ou bem picadinhos no arroz, feijão e por aí vai.

Pra quem não sabe, a Maya é fissurada por rosa (que menina não é?) e nada melhor do que um arroz super hiper mega rosa pra fazê-la comer beterraba, sente só:



Pra fazer é fácil, basta juntar a uma xícara de arroz uma beterraba média ralada, antes do cozimento. Pra valorizar o sabor, eu costumo dar uma fritadinha no arroz junto com alho picado, hum!!!! Faço também isso com brócolis beeem picado, espinafre, cenoura, milho, etc. Mas o mais legal da beterraba é a cor que deixa no nosso coringa branquinho de todo dia.

Pra finalizar o assunto beterraba, já fiz o bolo aí de cima substituindo a cenoura por beterraba, imaginando que sairia do forno um bolo rosa (que meigo!), maaaasssss...que nada, a beterraba, quando vai ao forno perde a sua cor, que decepção :( .

Gente, mudando de saco pra mala, vocês já viram nuggets saudável? Sim, porque o nuggets industrializado nada mais é do que uma massaroca de pele, osso e bico de frango moído e temperado, cheio de conservantes (urgth!). Achei a receita lá no blog Cozinha da Magali , dá uma conferida:


Fiz essa receita aqui em casa e foi o maior sucesso. Mudei algumas coisas no tempero (alho amassado, 1 colher de molho inglês, um pouco mais de sal), é que gostamos de comida bem temperada por aqui, mas a base da receita é essa e o frango fica bem macio e suculento.

Outra dica quente é o livro “Cozinhar é Divertido!”, da Annabel Karmel, que ensina as crianças a se alimentarem de forma saudável e a cozinharem com a gente. Traz dicas também de cultivo de alguns alimentos em casa, que também é outra diversão pra garotada. Dá uma espiadela aqui .


Bom, receita é o que não falta pra fazer com e para elas (e pra gente também, hehehe), daria uma infinidade de post, por isso com certeza voltaremos a esse assunto mais vezes, mas pra finalizar quero mostrar pra vocês a forma japa de arrumar uma lancheira. Olhem, pasmem, babem, e inspirem-se:







Curious, Funny Photos / Pictures

Curious, Funny Photos / Pictures


Curious, Funny Photos / Pictures

Curious, Funny Photos / Pictures

Curious, Funny Photos / Pictures
















Bjks,






5 comentários:

Blog do Contraturno - nível III e 1º ano disse...

Que coisa mais linda este post, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Achei mega legal a ideia do macarrão com salsicha, Gab vai amar!!!
Beijos Daya.

Tati disse...

Que delícia este post.
Daya, amei as dicas e receitinhas...mas a carinha da pitoca é o melhor de tudo, amei!mas me deu uma fomeeeeeeeeeeeeeeee.
bjs, bjs

Lulu disse...

Muito legal!! Que idéia essa do macarrão com salsicha!!

Lulu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Brito disse...

Palmassssssss!

Adorei tudo!!! Tb faço arroz colorido por aqui. E é sempre assim: o arroz da Barbie (rosa), o do Shrek verdão, o laranja do Sr. Coelho e por aí, vai...

E essas lancheiras dos japas, hein? ô povo arretado!