Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Consumismo infantil!!!

Estou de fériassssssssssssssss, obaaaa!!! Mas.....como toda professora, minha mente continua movida a educação!!! rsrsrs, abaixo deixo um texto de uma reportagem que encontrei, o qual o "mestre" Rubem Alves, nos faz pensar enquanto pais, sobre o consumismo desvairado que não poupa nem os pequeninos!!!
Depois que o li, senti um alívio tãooooooooooooo grande como mãe, que como todas,  também sinto culpa toda a hora e comemorei todos os DVDs que o Gabriel ganhou!!!
Boa reflexão!!!
*******************************************************************************************************
O que significa ‘educar para a vida’?
O que significa‘educar o olhar’?

“Os olhos tem de ser educados para que nossa alegria aumente.” 
(Rubem Alves)

O jornal Folha de São Paulo publicou o depoimento de um jovem pai, que, aflito, dizia:
"A minha filha pediu um laptop da Xuxa. Ela só tem três anos e fala direitinho ‘Laptop’.
Acho que ela nem sabe o que é, mas viu na TV e quer de qualquer jeito." O pai afirma que já percorreu duas lojas à procura do ‘laptop da Xuxa’, mas que estavam com o estoque esgotado. Prossegue, dizendo que irá se dirigir, apesar da forte chuva, ao shopping, pois a felicidade de sua filha depende do tal laptop.
Nada mais irá satisfazê-la, e não se contentará com um laptop de brinquedo similar, quer unicamente o ‘laptop da Xuxa’.
Enquanto as crianças assistem a desenhos e programas infantis, a educação para o consumo vai se istalando de forma poderosa no seu subconsciente.Como muitos pais passam longas jornadas fora de casa, e desconhecem o que os filhos  veem na televisão, vamos fazer uma breve descrição do comercial do brinquedo em questão.
  
O comercial inicia-se com Xuxa e duas meninas sentadas ao redor de uma mesa com cadernos e lápis de colorir.
 Xuxa diz que vai mostrar para as duas meninas algo muito mais legal e divertido.
 Nesta hora, entram em cena os efeitos especiais, e uma esteira colorida leva as três até o Céu.
 E no Céu está o tal laptop. A esteira converte-se num gigantesco tobogã,  pelo qual elas descem escorregando felizes. E no fim do comercial, Xuxa apresenta os vários  modelos e cores para se colecionar.

Veja a propaganda:

Ter = Ser Feliz
O desejo de posse e o consumismo impostos a mentes indefesas, ainda na mais tenra idade.
A pedagogia do consumo – o aproveitar da imaturidade natural de uma criança pequena para convertê-la num consumidor precoce. Gerações e gerações de crianças desenvolveram a criatividade e o gosto pela arte por meio de cadernos e lápis de colorir. E um comercial de 30 segundos consegue fazer com que a criança enxergue tal atividade como coisa do passado, e passe a almejar o objeto anunciado.
 “Lápis e cadernos de colorir, que coisa mais sem graça...”  (?????)
Nos países desenvolvidos, onde a Infância e a Educação são priorizadas, cuidadas e protegidas,existem leis regulamentando e restringindo a publicidade infantil. Nos Estados Unidos e na Europa, apresentadores de atrações infantis são proibidos por lei de ter sua imagem associada a qualquer produto comercial. Crianças pequenas tendem a acreditar que os adultos sempre falam a verdade.

O que se pode esperar de uma sociedade na qual interesses comerciais se sobrepõem aos cuidados básicos com a Infância?

Em ambientes com a presença de crianças menores de quatro anos, mantenha os aparelhos de TV desligados. 
Lembre-se de que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até do que nos adultos. Enquanto brincam inocentemente num canto da sala, elas vão assimilando e absorvendo tudo que acontece ao seu redor.
 Os olhos e os ouvidos das crianças pequenas são sensíveis demais para a futilidade das novelas, as coberturas sensacionalistas dos dramas e tragédias humanas dos telejornais,...
...e a incessante torrente apelativa, abusiva e invasiva de propagandas e comerciais.

Educadores orientam que aparelhos de TV e computadores não devem ficar no quarto das crianças, mas em salas comuns, onde os pais possam acompanhar o seu uso.

“É preciso ensinar às crianças que a felicidade é uma realidade interior.
 Valores infinitos e valores de subjetividade.
Generosidade, solidariedade e a prática de serviços desinteressados.” (Frei Beto)
Rubem Alves
Dados pessoais: 
Nasceu em Dores da Boa Esperança, sul de Minas Gerais. Tem 71 anos, três filhos e cinco netas.

Trajetória pessoal:
Bacharel em Teologia, doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. ''Prefiro chamar esta lista de 'curriculum mortis'. Meu curriculum vitae você encontrará nas minhas crônicas, pensamentos, cartas'' (R. Alves)

Livros:
São mais de 50 títulos voltados para adultos e crianças.
 *******************************************************************************************************
Vamos poupar nossos pequenos da televisão e oferecer-lhes vídeos com histórias infantis de conteúdo ou programas educativos, livres de propagandas. Vamos presenteá-los com a nossa companhia e juntos assistir um filme gostoso que desperte a magia e fantasia ou melhor que isso, levem-os para o parque ao ar livre!!!

Beijinhossssssssss

Um comentário:

Tati disse...

fantástica reflexão! adorei1
bjs, bjs