Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O que é Doula?

Bom dia a todas, meu nome é Cristina e recebi o convite da Tati pra falar um pouco sobre os meus serviços de doula.

Doula é uma profissional que educa as gestantes durante os últimos meses sobre o parto, cuidados com o bebê, cuidados do pós-parto, amamentação etc. Além disso eu acompanho todo trabalho de parto e parto para ajudá-las a ter o parto ideal que elas querem. Além da informação, dou apoio, a presença da doula na maternidade mostra para os médicos que a mãe sabe como tudo funciona e que ela esta fazendo de tudo para ser respeitada. Com isso podemos diminuir em 50% as taxas de cesárea ,diminuir em 20% a duração do trabalho de parto, diminuir em 60% os pedidos de analgesia, diminuir em 40% o uso da oxitocina e diminuir em 40% o uso de forceps.

O valor do acompanhamento varia de doula para doula, as experiências, as formações acadêmicas, e a média nacional é de R$ 400 a 900 reais. O ideal é que você conheça as doulas e só depois decida qual a ideal para você. Ser Doula não é uma opção, é um chamado, um verdadeiro dom. Para doular você precisa se dedicar de corpo e alma,  abrir mão da sua vida pessoal para ajudar a sua paciente a ter a experiência mais incrível da vida dela. 

Eu doulei pela primeira vez há 4 anos, acompanhando um parto e ajudando 2 mamães no pós-parto, foi puro instinto e me apaixonei pela maternidade, tanto que engravidei 1 mês depois com apenas 17 anos !!!
Apesar de não ter sido planejada a minha filha Sofia foi totalmente desejada, hoje apesar de ser ainda nova
eu tenho sucesso profissional, e o fato de ser mãe ajuda bastante.

Alguns dias são de correria total, a paciente me liga em trabalho de parto, tenho 2 horas para chegar no local
(às vezes menos) e preciso me arrumar, comer, arrumar a Sofia, deixá-la na casa da minha mãe e ir a casa da paciente ou hospital. Alguns partos são rápidos, 2 horas, outros chegam a 30 horas de trabalho!
Também nunca tenho certeza dos meus planos, já desmarquei vários compromissos por ter que ir atender a um parto, e planejar férias é ainda mais difícil. Mas com amor eu vou lidando com tudo isso, ser mãe, ser mulher, estar sempre me atualizando, estudando e tentando ter uma vida pessoal rsrsrsrsr.








Se você esta esperando um bebê, tenha uma doula, ela pode fazer toda a diferença. Obrigada Tati pelo convite, e obrigada a todas
que valorizam o nossa linda missão.

Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula!
(48) 9168-0506
cris.sofia20@hotmail.com
www.crisdoula.blogspot.com





Obrigada você, Cris! Imagino como deve ser gratificante esta sua correria, hein?

Beijos, beijos
Tati

10 comentários:

Kelly Zanin disse...

Adorei o post..bjos Cris e parabéns pelo seu lindo trabalho...

Cristina De Melo ( Doula) disse...

Obrigada pessoal!!!!

Beijao

Anônimo disse...

parabéns linda! Quero ver esse trabalho de amor cada vez sendo mais divulgado!
bjsss

Carla disse...

Nossa, que trabalho bonito vc faz! Parabénsssssssssssss e adorei saber mais além do pouquinho do que eu conhecia sobre Doula.
Abração e sucesso no seu caminho!!!

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lulu disse...

Valeu, Cris! Muito legal mesmo!

Daya disse...

Que lindo seu trabalho Cris e que bom te ter por aqui!!!! Quem sabe se eu tiver mais um filhinho/a vc não será miha doula????? Hum, amei a ideia!!!!!
bjks

Cristina De Melo ( Doula) disse...

Obrigada Meninas!!!

Dani Brito disse...

A doula é essencial.

O final de uma gravidez é muito desgastante, por causa da fadiga, peso da barriga, inchaço...fora os medos e a ansiedade gigante.

E a doula chega pra tranquilizar! Dizendo que SIM vc é capaz de parir, que SIM vc vai conseguir. Faz massagens, dá carinho, dá apoio. Tive dois partos naturais e um bem diferente do outro. O segundo, com a doula, foi bem melhor, mais tranquilo e nada dolorido.

Super recomendo. Parabéns, Cris!!!