Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

domingo, 26 de setembro de 2010

Tudo vira brincadeira!

Bom, eu pensei que estivesse sem inspiração para escrever, mas a Tati bem que me relembrou: Isis - minha fonte de inspiração eterna.
Essa fofura de menina de 1 ano e 9 meses, a cada dia me ensina mais e mais.
Claro que tenho que ter o desconto de ser mãe corujíssima, mas nem tem como não ser né?
Hoje ela é uma criança (é, deixou de ser meu bebezinho), que sabe o que gosta e o que não gosta, tem um gênio forte, aprende as coisas numa velocidade impressionante, e quando me dou conta, ela já deu um salto de desenvolvimento que me deixa até perdida.
Ela já aprendeu o "não" e desde então, muita coisa que perguntamos tem resposta certa: NÃO. Mas a gente sabe que nem sempre é sua vontade real, aí vem a psicologia infantil pra transformar o não em um sim cheio de empolgação.
Banho? Vamos tomar banho? Há meses que não vejo ela ir correndo pro banheiro só com essa pergunta. Sempre vem um não antes.
Aí, lá vamos nós pra maratona: pegar bichinhos de banho, convidá-la a dar banho neles, falar que o peixe quer nadar, etc etc etc.
Aí fazemos uma mini brincadeira de pega-pega, pra ela se empolgar: "Vou pegar você, hehehe, vamos tirar a roupinhaaaaa", ela sai correndo dando gargalhadas.
Aí... depois de fazermos de conta que estamos super cansados de correr atrás dela, conseguimos alcançá-la, e tiramos a roupinha da dona moça!
Aí nova fase de pega-pega, peladinha pela casa, daaaaaaando risada, até que ela mesma corre pro banheiro e já quer entrar debaixo do chuveiro.
Recentemente ela começou a resmungar pra enxaguar o cabelo. Só deixa se tiver alguma coisa nas mãozinhas pra distrai-la. Tá bom, então lá vai esponja, embalagem de shampoo, o que tiver mais perto. E ela fica toda feliz, e eu consigo enxaguar o cabelinho, dar banho na gatinha enquanto ela se diverte.
Na hora de sair, já nem parece a mesma criança que me respondeu com um sonoro não quando sugeri o banho.
Como ela adora brincar dentro do balde, apesar dele estar apertado, ela começa a espalhar água pra todo lado, falando tchau pra mim e mandando beijo, no maior estilo: mamãe, me deixa brincar, vai dar uma volta, vai.
Aí nova psicologia pra tirá-la de lá... "Isis, vamos pegar o gogó"?
Gogó é o "cheirinho" que ela usa pra dormir, e também enquanto se veste após o banho. Como é irresistível, ela já levanta os bracinhos, toda feliz, que vai encontrar um gogó limpinho!
E assim vamos, no dia-a-dia, inventando qualquer coisa para que as obrigações se tornem divertidas. Também facilita um monte, né, uma vez que assim eu fico mais leve, mais tranquila, raramente preciso dar uma bronca, fico menos estressada com o acúmulo de funções (oh, vida de mulher é dura!).
Bom, a moral da história é: nem sempre a gente consegue viver numa brincadeira, mas com os filhos a gente pode e deve! Então vamos aproveitar pra extravasar com eles, assim a gente constrói cidadãos mais felizes e também ficamos com menos rugas...

3 comentários:

Lulu disse...

Ro, é isso mesmo! Te confesso que tem horas que esqueço de inventar uma brincadeira pra resolver questões com os pequenos... Mas que torna tudo mais fácil e divertido, isso torna!
Bjos!

Tati disse...

Lindo post, Rô!
às vezes esquecemos mesmo...mas qdo lembramos é diversão na certa!
bjs, bjs

Carla disse...

Realmente Rô, qdo a gente se permite ficar mais calma, as coisas fluem melhor e até nosso humor nos convida a brincar...beijossssssss