Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrando no clima...


Dezembro chegou. A loucura do final do ano começa com as compras, amigos secretos/ocultos, viagens e todos os preparativos para o natal. Então, quem sabe começamos a época do advento preparando nossa casa e nossa família para receber o espírito natalino? Minha idéia é ir com calma e com carinho, contando com a ajuda das crianças, montar um presépio ao longo das semanas que antecedem a festa...
Mãos a obra!
Na primeira semana podemos procurar pedrinhas, galhos, areia, conchinhas, serragem, ou qualquer material que possa fazer parte da paisagem do presépio, para iniciarmos a preparação do terreno, o nosso cenário. Aqui a imaginação é quem manda, pode ser um presépio bem brasileiro, quem sabe montamos uma cena na beira da praia?
Na segunda semana vamos escolher plantinhas, flores, o que quisermos para completar a paisagem do nascimento de Jesus. O céu pode ser feito de feltro ou papel azul e ir ganhando estrelas desenhadas pelas crianças, de papel dourado, purpurina ou qualquer material que ilumine o céu no caminho montado anteriormente.
Maria e José podem se preparar para a caminhada à manjedoura na terceira semana de dezembro. Nessa mesma semana os animais também surgem, carneirinhos de lã, burrinhos, caracóis, o que ocorrer na sua casa! A idéia é que seja divertido e alegre, o que for pensado com carinho tem espaço no presépio!
A partir de então, Maria e José caminharão um pouco a cada dia. Poucos dias antes do natal chegam os pastores com seus rebanhos e com eles o abrigo em que virá ao mundo o menino Jesus (a manjedoura pode ser feita de palha, madeira, papelão).
O anjo chega no dia 24, quando Maria e José devem ter chegado ao seu destino, e na manhã do dia 25 o menino Jesus também estará presente na cena. O presépio permanece completo até o ano novo e os pastores desaparecem dando lugar aos três reis magos.
Minha sugestão não é apenas para quem segue alguma religião, mas também para quem quer uma atividade interativa de preparação junto às crianças, elas adoram escolher o que colocar, é como montar um teatro (o presépio não deixa de ser uma encenação, né?). A idéia é ir seguindo sua intuição, conversando com as crianças, contando a história do natal, iluminando a casa, preparando o pinheirinho e impregnando o ambiente com o espírito da festa!
Divirtam-se!

7 comentários:

Dani Brito disse...

Imaginei todo o cenário na minha cabeça...assim como a caminhada de José e Maria...
É isso! Vamos entrar no clima, preparar a nossa casa e nossos corações!

Bjos

Tati disse...

Adorei, Lu!
bora celebrar!
bjs

Daya disse...

adorei e achei inspirador, acho que vou fazer isso por aqui tb!
bjks

Lulu disse...

Gurias, que bom que gostaram! Fica muito legal mesmo, pena que eu não tenha achado fotos! rs
Daya, faz isso, a Maya vai amar! Eu agarantcho!
Bjos, amores.

Carla disse...

Que lindo Lu, tão delicado seu texto, tão inspirador, adoreiiiiiiiiiiiiii...

Jeanne Look disse...

oi Lulu..esse ano juro que não fui eu q te peguei no amigo oculto...heheh
beijokas meninas...saudadessssssssssssss

Lulu disse...

Je, que pena... rs
Continuo usando os presentes do ano passado!
Bjs.