Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

domingo, 7 de novembro de 2010

O primeiro medo a gente nunca esquece

Minha pequena neste 1 ano e 10 meses de existência ainda não tinha demonstrado algum medo característico. Então, quando o primeiro surgiu, fiquei meio sem saber como reagir.

Tudo começou na escolinha, há uma semana. Na verdade eles sempre tiveram sessão de desenho em alguns dias da semana, no final da tarde. E nada de estranho ocorrera até então

Então a professora dela veio me perguntar se ela havia tido algum susto vendo TV nos últimos dias. Durante a conversa, ela me disse que há uns 2 dias toda vez que iam sentar pra ver desenhos, ela chorava e pedia por mim... só se acalmava quando a professora a pegava no colo e aí ela assistia, batia palminhas, sorria.

Fui pra casa tentando imaginar o motivo. Pensei, coloquei desenho na tv, no pc, e ela numa boa, assistia, brincava, tranquila. 

No dia seguinte, falei à professora que aparentemente nada de errado... até que veio a idéia de perguntar se era em algum desenho específico. Patati Patatá. Hmmm... palhaços.

Na real, ela nunca tinha visto nada do Patati Patatá simplesmente porque não tenho em casa, e nem me ligo tanto nos últimos (ou nem tão últimos) lançamentos da criançada... 

Fiz até uma pesquisa numa comunidade da internet, sobre esse tipo de medo, e descobri que o medo de palhaços é mais comum que se pode imaginar. Porque não sei, encontrei várias explicações, mas enfim resolvi desencanar e entender como o primeiro medo da Isis a ser superado.

Ainda não sei bem como lidar com isso, de verdade. A professora sugeriu aos poucos tentar fazer com que ela tenha menos medo, fazendo "festa" cada vez que o vídeo estiver sendo assistido.

No final das contas, agora, escrevendo, parece uma bobagem tão grande a preocupação que tive com esse medo de palhaço... mas sabe como é mãe de primeira viagem e a primeira vez de tudo assume uma proporção gigantesca.
Mas enfim, medos ela ainda terá vários, espero saber lidar com todos eles. Ou ensiná-la a lidar com os medos.

Por enquanto ainda estou meio perdida, mas acho que logo passa.

beijos,

Um comentário:

Tati disse...

Rô, até eu tenho medo de Patati Patata...kkkkkkkkkk

A primeira vez que levamos o Tau no circo estávamos todos empolgados com os palhaços e ele ficou aterrorizado e não foi difícil entender o pq...eles explodiam tudo, se batiam e gritavam sem parar...pudemos perceber o qto tem gente sem noção fazendo "atividades" para crianças

mas esquenta, não! logo passa! o melhor para passar o medo é conversar muito e não forçar!
bjs e bjs na pitoca