Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

E as férias terminaram...

As férias de julho foram curtinhas para mim, somente duas semanas, mas é sempre muito bom tirar o pé do acelerador e descansar um pouquinho...
Colocar as pernas para o ar, dormir muitoooooooooooooo, assitir um filme embaixo do cobertor e comer pipoca agarradinha com a família não tem preço, coisas simples, mas que fazem um bem danado.

O finzinho das férias teve ares gelados e gostinho de vida simples no campo. Fomos para o sítio dos meus pais na minha querida Lages, sentir o ar puro e ganhar o beijo do sol, escutar os passarinhos e o barulho da cachoeira. Privilégios encantadores para espantar o stress da correria diária que vivemos na cidade.
Apesar da minha necessidade particular e urgente de ter férias, sempre penso na alegria do meu filho em primeiro lugar, nada mais gratificante do que ver sua felicidade nas descobertas que faz e de ter prazer nas aventuras,seja na simplicidade de observar um bezerrinho se alimentando,
ou perceber a diferença do volume d’água da cachoeira após um dia de chuva, ou então, conhecer uma pinha e curtir o calor da lareira...
Aproveitando o momento que estávamos reunidos em família, convidei-os para resgatarmos mais um pouquinho da nossa cultura (vocês já perceberam o quanto eu gosto das minhas raízes...).
Há muitos anos eu ouço meu pai falar da sapecada de pinhão, mas nunca havia presenciado uma, então era hora de fazermos, já que lá no sítio tinha tudo do que precisávamos. Então, fomos todos juntar galhos de grimpa (galhos secos de pinheiro que caem no chão), quando já havia uma quantidade considerável era hora de pegar pinhões, para acomodar sobre os galhos e acender o fogo.A fogueira ardeu, mas os gritinhos de alegria e olhos brilhantes do Gab ecoaram com mais ênfase na mata. Depois que o fogo se apagou, saboreamos o pinhão sapecado, quentinho, e o melhor de tudo foi receber um beijo do Gabriel e ouvir : - “Obrigado mamãe por nos trazer no sítio”...
Para mim valeu as férias inteiras!!!
E, para comemorar, preparamos um delicioso ent
revero, prato típico da região serrana, regado a ponche de vinho (que contei a receita em post anterior).
Entrevero
• 2 1/2 kg de pinhão cozido e descascado
• 1 kg de carne suína
• 1 kg de alcatra e frango

• 500 g de bacon
• 1 kg de lingüiça calabresa
• 200 g de cebola de cabeça

• 1 dente de alho
• 5 colheres de molho shoyu
• Sal a gosto
• 6 colheres de óleo
• 1/2 pimentão verde

• 1/2 pimentão vermelho
• 500 g de tomate
• Tempero verde a gosto

* Picar todos os ingredientes e colocar em uma panela de ferro. Colocar todas as carnes, o óleo e o sal e refogar por aproximadamente quinze minutos. Colocar todos os outros ingredientes e refogar por mais quinze minutos. Novamente, sempre mexendo. Bom apetite.

Exatamente hoje, dia 02 de agosto volto ao trabalho
, com as “baterias” renovadas, pois a correria começou!!!
E o Gabriel? Ele vai ficar mais alguns dias na casa de sítio dos avós, pois quer brincar e se aventurar mais um pouquinho, ainda quer aprender a tirar leite da vaca. Muitas descobertas ainda contará pra esta mamãe que já está morrendo de saudades e preocupada porque o frio pode chegar a -3,0°C esta manhã, mas o coração dele estará bem aquecido com as histórias que o vovô irá contar...


13 comentários:

Daya disse...

Que delícia de férias Carla!
E pra crianças que vivem em centros maiores, passar dias assim, em contato direto com a natureza, fazem um bem danado!!!!
Bjs e bem vinda à correria!!

Dani Brito disse...

Post delicioso. Viajei junto, revivendo suas impressões de todo esse contato com a natureza.
E que felicidade a do Gab, hein? Não frio que chegue perto de avós tão calorosos.
Beijos, amiga.

Tati disse...

Delícia mesmo!
Que bom que vc conseguiu descansar e curtir estes momentos família...realmente não tem preço!
bjs, bjs

Mari Hart disse...

Que sonho tuas férias!!Que delícia!!!

E hj...tudo de novo outra vez!É a vida!!:))

Lulu disse...

Carlinha, amei tudinho!! Adoro momentos natureza e filhotes! Delícia total!

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...

Pois é meninas, foi maravilhoso,com certeza eu consegui imprimir um pouquinho das tradições para o Gab, que é lageaninho só de nascença...

E vamos lá porque hoje começa tudo de novo, hehehehehe, mas estou morrendo de saudades dos meus pequeninos da escola, beijossssssssssssss pra vcs!!!

disse...

Ai que legal..
E me deu uma saudade do teu ponche Carla kkkk.. nham nham.
Adoro pinhão e td que a gente pode fazer c ele.
Que cachoeira mais linda!!
E a carinha do Gab de feliz.. que lindo.
Bjocas e booora correr =)

Ly Mello disse...

Oi meninas queridas que assim como eu correm demais! rsrsrsrs
Obrigada pela visitinha de todas vcs ao meu blog, tá? Fico sempre muito feliz, a dificuldade em responder logo é grande, mas estou sempre de olho por aqui!

Carlinha, nessas férias da criançada, fiquei 15 dias de licença e olha, foi uma coisa deliciosa poder ficar com meus filhotes esse período, ir no cinema só com eles, são momentos que realmente nada no mundo paga!

Beijocas e uma semana abençoada pra vcs!

Marly disse...

Oi, Carla,

Eu nem saberia dizer muito bem como cheguei aqui. Mas o que me atraiu foi o nome, que diz tanto sobre a vida moderna (a vida da gente!), e lembra o verso da canção do Roberto Carlos, rsrs. Gostei do post e do blog, que tem um "ar" de casa de amigas, rsrs. Então vou me incluir entre os seguidores.

Beijão e boa tarde!

Carla disse...

Ca, outras oportunidades virão para fazer ponche, uhummmm amo, mas com este friozinho ele é bem convidativo, é a hora para fazer,lá estava muito frio, perfeito para ele........
A cachoeira é linda mesmo, andava meio sequinha e deu uma chuva que a alegrou assim, fica no terreno do meu pai, dá uns 50 metros da casa do sítio, maravilhosa!!!!


Ly querida, que bom que deu uma parada, bom p vida, bom para os pequenos né?
Não tem preço mesmo os momentos que estamos só com eles...
Beijo no coração.

Marly, nossa, que legal, que bom que nos achou, aqui é uma casa de amigas mesmo, venha, entre e sinta-se em casa querida.
Abração e aparareça sempre.

Verônica Cobas disse...

Oi, Cá

Que legal! Mais um blog de meninas. E tal qual aqui no Criative-se, mulheres de perfis e profissões diferentes, incorporando à blogosfera um painel cada vez mais rico e amplo de pensamentos, razões e emoções.
Como já dizia o escritor Rubem Fonseca, somos sempre "vastas emoções e pensamentos imperfeitos". E até quando falamos de amor de mãe refletimos tudo isso.

Gostei de te conhecer e de conhecer todas vocês. Beijo Grande

disse...

Oi Verônica, adorei teu post sobre sapatos vermelhos e fui obrigada a comentar, rs..
Obrigada pela visita e volte sempre =))