Por isso...

Aqui teremos papos, desabafos, dicas, receitas e tudo que possa facilitar nossa correria diária de ser mulher, mãe e tal

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E o Rio deu um passo a frente


Foto: G1


Depois de um mês longe da net, nada de redes sociais, emails, sites ou blogs, hoje estou de volta. Nesse tempo mudei de endereço, arrumei dezenas de caixas e tentei continuar equilibrando a rotina de duas crianças em meio a bagunça inerente à mudança de ambiente e de paisagem. Parece pouco coisa? Pois eu garanto que não é!
Tive várias idéias sobre o que postar, mas hoje só consigo pensar no que aconteceu no Rio de Janeiro nos últimos dias... Primeiro na violência desafiadora dos bandidos, colocando fogo em dezenas de carros e ônibus durante a madrugada por dias seguidos, depois pelo sucesso da ação da polícia e das forças armadas combatendo o tráfico no último final de semana.
Quero dizer que não sou ingênua e sei que muita coisa ainda deve ser feita, que apenas "estourar" esconderijos e apreender droga e armamento - mesmo que em escala gigantesca, não vai acabar com o tráfico no Rio. Isso é óbvio, mas que desde ontem eu fiquei um tiquinho mais orgulhosa de ser brasileira, eu tenho que assumir, fiquei mesmo! Explico o orgulho: conseguir colocar mais de 300 bandidos pra correr, sem que eles conseguissem levar nada, prender vários traficantes e ocupar um dos lugares mais perigosos do mundo sem derramamento de sangue, temos que admitir, é um sucesso.
Agora é preciso que políticas sociais sejam postas em prática e que a miséria seja combatida de frente com educação, trabalho e saúde. O que aconteceu foi um passo enorme, talvez o mais impactante, mas o trabalho duro da sociedade começa agora, até porque o bandido maior, que ganha muito dinheiro com o crime, não mora na favela e não troca tiros com a polícia.
Mesmo assim o caminho foi iniciado...
Emfim, sempre é bom quando dá pra sonhar um pouquinho com um mundo melhor, né?
Beijocas e fico por aqui, meus coalas estão aqui na volta...
Saudades de todas!

3 comentários:

Dani Brito disse...

Sem dúvida foi uma grande ação das polícias no RJ, mas uma coisa me incomoda: por que não fizeram antes? Já que a bandidagem tem endereço certo? - divago, eu sei.

Mesmo assim, espero que não seja apenas uma mudança de endereço. Há muito lucro nesse mercado negro, inclusive por corruptos infiltrados em todos os poderes da esfera brasileira.

Que seja o primeiro passo...afinal, as Olimpíadas e a Copa estão batendo à porta.

Tati disse...

Lu, bem-vinda de volta!
tb tenho um sentimento de "alivio" parcial, mas tenho.
muita coisa tem que ser feita em conjunto, principalmente políticas sociais eficientes, não aquela pra "gringo" ver, mas uma que que ataque a raiz...
Acho que meu sentimento tb é de esperança, pq sei que existe muita gente ruim, que nasceu para o crime (o que não é privilegio de favelas) mas tb acredito que muitos dos envolvidos foram crianças que cresceram vendo só a marginalidade como saída, então...minha esperança é que as crianças que hj vivem nestas condições tenham uma outra perspectiva de vida e isso envolve, governo e sociedade. força e fé que a gente consegue!
bjs, bjs

Carla disse...

não aquela pra "gringo" ver, mas uma que que ataque a raiz... disse tudo Tati!!!

Mas já é um começo e que a coisa não pare por aí!!!! Mas que eu tbém senti esperança nascendo com isso tudo!!

Bem vinda de volta Lu!!